terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Série Comunicadores - Jornalista Carlos Nascimento



Mais uma da minha série de Caricaturas sobre comunicadores. Dessa vez resolvi fazer a caricatura do jornalista Carlos Nascimento. Eu aprecio muito o seu trabalho como apresentador, acho que o Nascimento foi um dos primeiro a expressar a sua opinião nos telejornais. Já foi o tempo que o jornalista era só um boneco sem expressão.

Gostei muito do resultado desse trabalho. É uma satisfação muito grande quando você sabe que fez o melhor de si. Como sempre estou aprendendo novas técnicas de caricaturas e isso ajuda muito na evolução do meu trabalho. Fiquem de olho, vem muito mais caricatura de jornalista por aí. Algum jornalista que gostaria de ver caricaturado?

Sobre o Carlos NascimentoCarlos Nascimento é natural de Jaú somente nasceu na cidade,sua familia vivia na cidade de Dois Córregos-SP, onde começou a trabalhar como Radialista, na Rádio Cultura e no jornal O Democrático. Já em São Paulo, trabalhou nas rádios Nacional,Excelsior e América e no jornal Super News. Foi colunista dos jornais Diário Popular e Diário de São Paulo.
Em 1977, iniciou suas atividades na televisão na Rede Globo. Trabalhou, nesse primeiro período, onze anos seguidos na TV Globode São Paulo, onde foi repórter dos telejornais Bom Dia São PauloGlobo RuralGlobo Repórter e Jornal Nacional. Começou a ter popularidade junto ao grande público durante a cobertura da morte de Tancredo Neves, em 1985.
Em 1988 decide dar um novo rumo a sua carreira: de repórter passa a ser âncora de telejornais. Sua estreia nessa nova função foi na TV Cultura, apresentando o Jornal da Cultura. Um ano depois, Nascimento foi contratado pela Rede Record e, em 1990, volta para a Rede Globo - tornando-se o primeiro âncora a atuar nessa emissora, onde permanece até 2004. Nesse período atua nos telejornais São Paulo Já e Jornal Hoje, além de apresentar eventualmente o Jornal Nacional e o Fantástico.
Na Band, emissora para onde foi em 2004, além do Jornal da Band, apresentava um programa diário na rede Band News FM e fazia comentários sobre política e economia no canal de notícias Band News TV e na Rádio Bandeirantes AM.
Em 2005, no Jornal da Band, ganhou o prêmio Comunique-se, ao ser escolhido por 80 mil jornalistas como o melhor apresentador da TV brasileira.
Em fevereiro de 2006, Carlos Nascimento deixou a TV Bandeirantes e assinou contrato com o SBT por quatro anos para integrar a equipe de jornalismo da emissora. No SBT, apresentou o Jornal do SBTSBT Manchetes e SBT São Paulo. Atualmente apresenta o telejornal SBT Brasil com Karyn Bravo e o Jornal do SBT com Cynthia Benini.
Durante sua carreira de sucesso, Nascimento recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em1980 e 1981; e o prêmio APCA da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1988, pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), em 1989, também pelo melhor telejornal (Jornal da Record).

Fonte: Wikipédia